Associação de Solidariedade Coração na Rua

 

Mapa de Atividades  2023             

 

 

Conteúdo

  1. Objetivos

 

  • Conhecer e dar-se a conhecer às Instituições da Comunidade Responsabilidade: Direção e voluntários. Divulgar a Associação na comunidade envolvente e na Sociedade em geral;
  • Estabelecer novas parcerias/sinergias com outras estruturas/instituições da comunidade que permitam rentabilizar recursos e serviços Responsabilidade: Direção e voluntários;
  • Promover o envolvimento e a participação dos voluntários;
  • Garantir a sustentabilidade financeira da Associação;
  1. Recursos humanos

    2.1  Nenhum dos nossos voluntários aufere qualquer                  remuneração monetária aliás como consta do nosso regulamento e normas de conduta;

2.2 Contamos com cerca de 100 voluntários para as rondas que vão intercalando entre si e pelas equipas;

2.3 Na retaguarda 30 voluntários que nos preparam algumas refeições, fazem recolha de doações e disponibilizaram os seus espaços como pontos de entrega de bens perecíveis.

  1. Atividades e Projetos

    3.1 Ao longo de dez anos o nosso principal foco foi e   são os sem-abrigo da Cidade do Porto, contudo a nossa resposta rapidamente foi alterada para alimentar quem nos procura nas ruas. Continuaremos com as rondas aos sábados em articulação com o Eixo 6 e NPISA do Porto.

 

   3.2 O Coração Apadrinha irá manter articulação com “Padrinhos” e “Madrinhas” que todos os meses fazem chegar cabazes alimentares aos meninos que antes de receberem esta ajuda vinham com a família para as filas à espera de uma refeição;

   3.3 Quebrar o Silêncio destinado à população surda ou com défice auditivo.
Continuaremos disponíveis para traduzir documentos que muitas vezes levantam dificuldades a esta parte da sociedade, encaminhar casos para os devidos serviços.

 

3.4 Coração Acarinha Os laços e empatia alcançados com alguns utentes levou-nos a ir à sua procura.

Vamos continuar a visitar e acompanhar os 8 utentes que neste momento temos e que carecem de tudo.
Este projeto em 2023 vai ser alargado a pelo menos a mais 2 utentes.

A solidão não mata, mas pode ser um princípio para alguma ideia negativa e não podemos permitir.

3.5 Iremos manter as parcerias com Óculos para Todos e Ergovisão. Após a sinalização e pedida a consulta que é grátis, os utentes esperam cerca de 2 semanas para receberem os óculos novos que lhes dá outra qualidade de vida e perspetivas.
Em 2023 iremos informar a SS de todos os utentes que usufruam desta ajuda evitando que haja ofertas duplicadas.

 

3.6 A saúde oral continua a ser uma das nossas prioridades e lutas por isso da nossa parte a parceria com o Mundo a Sorrir será para manter.

3.7 Em 2023 iremos consolidar a parceria com a Plataforma + Emprego (P+E) fazendo o acompanhamento dos utentes colocados no mercado de trabalho bem como estabelecer contato com a entidade profissional que deu a oportunidade de emprego. Este projeto enquadrado no Eixo 3 do NPISA é sem dúvida uma grande valia para quem tenta recomeçar uma nova vida.

 

3.8 À semelhança de anos anteriores, em abril iremos promover o “Dê o seu melhor”.
Os voluntários, amigos e seguidores das nossas redes sociais são convidados a comparecerem no Instituto Português do Sangue na Rua do Bolama.

 

3.9 A Associação não tem qualquer patrocínio garantido e por esse fato estaremos atentos e motivados para concorrer a projetos financiados que nos permitam fazer sempre mais.

  1. 4. Março e Setembro são os meses escolhidos para os cortes de cabelo, contudo como sempre aceitamos ajudar os nossos parceiros quando este serviço é solicitado.