Blog

Menos 4 Corações na Rua

Pediram ajuda para saírem da rua . Lutaram, resistiram , deram provas de querer. Já estão a trabalhar e têm contrato de arrendamento assinado. Graças a uma onda de solidariedade conseguimos comprar o que fazia falta para começarem a escrever uma nova história. Sejam felizes

23.12.2023

Mais momentos da Equipa Índigo E não se zanguem connosco porque cada equipa tem a sua realidade . Afastados de quase tudo , correm para ter direito a uma saca e mesmo naquela situação há quem deseje Bom Natal e há também quem diga : ” Não me querem em casa , vão me ver a morrer aos poucos”.

CONVOCATÓRIA

A Associação de Solidariedade Coração na Rua, De acordo com os nossos Estatutos, convoco a Direção e seus sócios efetivos a reunir na sua sede: Rua do Souto 19 , 4050-595 Porto no dia 6 de Outubro de 2023 pelas 20.30 horas, com a seguinte ordem de trabalhos: Ordem de Trabalhos: 1. Leitura da Ata da Assembleia Geral anterior; 2….

Apenas uma ideia

Não custa sonhar…Alguns podem não ter noção, mas o Coração na Rua só tem voluntários e nenhum deles é remunerado. As deslocações são nos nossos carros e os custos são suportados por cada um .Ideias não faltam e não temos nenhum problema em as partilhar.Enviámos uma ideia para várias autarquias e departamentos pois parece-nos ser viável , só que nós…

Coração Apadrinha

E assim é o Coração Apadrinha. Vinham para a fila à espera de uma refeição. Crianças na rua e para esse fim? Não gostámos. A nossa única exigência é que se tiver um Padrinho ou Madrinha de Coração que ajudam e fazem chegar essa ajuda até à criança, a mesma não pode voltar a vir para a fila . É…

Ninguém gosta de filas

Ninguém gosta de filas… Nós reclamamos da fila no supermercado, da fila no trânsito, da fila no médico, o ser humano inconscientemente ou porque está programado reclama. Alguns até pedem o livro de reclamações pois é injusto e inaceitável as tais filas. Agora imaginem quem está na fila para obter uma refeição diária, seja à chuva, ao frio ou ao…

Nem sempre as coisas acontecem como é esperado. Não é por estar longe que deixámos de estar e acompanhar a Alexa . Aguenta coração…suspiramos fundo e inventamos situações caricatas vividas pelas duas partes e noutro tempo, naquele tempo em que alertamos , em que estivemos e que também nos rimos de algumas situações. Infelizmente o estado de saúde da Alexa…

Desculpem

Pedimos desculpa por não estarmos tão presentes como é habitual e como merecem .Como temos publicado temos vários “casos” para ajudar a resolver, rondas e relatórios para enviar.Desculpem!#abracocomcarinho

Não é verdade! Sempre fomos transparentes em todas as ações. Quando criámos este projeto quisemos e tentamos mudar mentalidades. Todos nós somos cúmplices dos erros que existem, mas também somos todos nós que tentámos mudar o rumo das coisas. Todos nós! Assim se passaram 11 anos de voluntariado. Mais de mil refeições completas distribuídas por mês ,todos os sábados uns…

Colo!

Tentámos encontrar uma foto para esta publicação mas nenhuma nos transmitia o pretendido.Tanta gente em silêncio, sozinhos e a travarem batalhas desiguais.O Sr Rui ontem aguardava o cabaz, mas a campainha não funcionava.Ligamos para o avisar e puffff que tristeza que sentimos ao ouvir aquela voz cansada , fraca , sem ânimo e educada.Sabem o que nos apeteceu? Dar colo,…

O desencanto do “Sergy”

Apesar de parecer forte e alto , não é assim .Começamos por vos apresentar o ” Sergy” , franzino e com cerca de 1.65 de altura.Aos 12 anos foi institucionalizado no CJC onde esteve vários anos.O ” Sergy” não tem retaguarda familiar, come o kit que lhe damos e se sobra leva alguma comida para o dia seguinte.Tem trabalhado em…

Acabar 2022 e iniciar um novo Ano

A mesa estava “preparada” .Talheres e 2 dentes de alho.À hora marcada levamos o jantar e alguns mimos que fomos apanhando nas conversas e saudades.Toda reguileira mas parecia uma criança à espera e a ver o que saía da saca.Tudo quentinho e seria uma noite para conversar de outros tempos.” Ao tempo que não tinha uma mesa assim”.Sentada da cama…

A Alexa :(

A preocupação vinha a crescer desde terça feira porque não conseguíamos falar com a “Alexa”. Telemóvel desligado e não compareceu ao trabalho.Os amigos mais próximos também não sabiam nada .De hoje não podia faltar ou sim ou sim .Fomos à casa dela .Confessamos que o receio era algum mas a ” Alexa” abriu a porta . Irreconhecível é a palavra…

E de repente já é Natal

E de repente já é Natal! 12 dias nos separam e sentimos saudades de outros anos em que respiravamos de alívio por termos angariado o que nos permitia ajudar até meados de junho. E de repente é Natal! Todos falam que no início do ano vai ser pior mas para nós, já está a ser. Realmente de repente é Natal…

E se todos juntos voltarmos a chamar por ele ? Será que ainda vamos a tempo?

Passámos o ano à espera de dezembro.É agora !As arcas vão se encher, as prateleiras vão ficar cheias , os armários são arrumados para as doações ficarem guardadas .Procuramos caixas para outras doações…” cuidado com a validade” .Tudo organizado e mais tranquilos porque não teríamos que voltar a pedir ajuda tão cedo.Olhávamos para o saldo da conta e respiravamos de…

Parecia um conto de Natal

“Parece um conto de natal mas não e já passaram uns anos.A semana passada uma sra de muita idade com rugas bem marcadas, cabelinho branco e sedoso, corpo magro e de passo lento sentiu -se mal na farmácia onde eu estava pela minha vez .Foi assistida pelo farmacêutico e descansada por a ver recuperar acabei por vir embora mas inquieta…

Hoje …

Ai hoje nãoTanta roupa e o frio apodera -se do meu corpoBotas calçadas e não sinto os pésAi hoje não ….As dores não passam por isso ficarei à lareira enroscada na minha manta Hoje realmente não. …mas não mesmoNão ficarei em casa a lamentar-me do frio nem das doresNão , definitivamente nãoNas mãos posso levar pouco mas levarei o afetoO…

Coragem de Leão

Levaram-lhe a casa e ele pegou na tristeza e virou leãoLevaram -lhe o colchão ,ele arranjou cartãoLevaram -lhe as mantas de algodão , ele pega no que lhe dãoLevaram-lhe os amigos e ele sabia que na Rua estava o Coração .Levaram-lhe tudo menos a coragem de ser leão! São a esses que nós hoje daremos mais forçaA esses que levaram…

O que procuram os nossos olhos?

O que procuram os nossos olhos? Algumas equipas estão formadas e outra procura locais que não são “cobertos” mas onde existe quem não coma durante dias . Procuram aqueles invisíveis que para além de todos os enganos , desigualdades e exploração têm a ainda a dificuldade de não falar Português nem saberem para e onde pedir ajuda . Algumas casas…

A nossa causa

Boa noite coraçõesPara quem nos segue recentemente e muitas vezes comenta as publicações, aqui fica um esclarecimento.Os likes e seguidores valem o que valem e somos agradecidos por nos acompanharem .A página do Coração na Rua (com 10 anos) foi criada para darmos a conhecer o nosso voluntariado e causa.Desde 2012 o nosso foco são as pessoas em situação de…

Já o devia ter feito

Bom dia a todos Ontem, finalmente aceitei o desafio de acompanhar a equipa do Coração na Rua numa das suas saídas. Não foi fácil esta decisão porque não estou habituada a sair da minha zona de conforto. No entanto, agora vejo que já o devia ter feito. Foi muito bom ter estado lá ontem. Só quem está lá, junto das…

Testemunho

Testemunho da nossa voluntária Filipa Ximenes (Área SER+ABRIGO) “Pela primeira vez, os sem-abrigo que eu estava habituada a ver na rua e a tantas vezes, por força da vida e do hábito, a ignorar, transformaram-se em conhecidos, começaram a ter caras, nomes, histórias de vida! (…) Conheci um Porto diferente! Uma cidade paralela à que conheço desde que nasci! Aprendi…

“Gostava mesmo de fazer voluntariado com sem abrigo”

“Gostava mesmo de fazer voluntariado com sem abrigo” Amigos que nos abrem o coração “O destino não vem do exterior para o homem, ele emerge do próprio homem.” Rainer Rilke Por Rosa Silva: Tanto pensei! Tanto pensei! “Gostava mesmo de fazer voluntariado com sem abrigo”, mas o pensamento nunca virava acção, até que o destino decidiu dar um empurrãozinho! Todos…

Turistas vistos na fila para comerem com os Sem Abrigo

Turistas na fila de espera para comer ? Sim passa- se connosco! Afinal quem é quem? Quem é o sem abrigo, quem é o voluntário, quem é o turista? Não usamos coletes nem identificações, quem passa não sabe do que se trata e assim queremos continuar. ..sem distinções, sem identificações …sem coletes porque somos todos iguais! Só a experiência dos…

Dia 20 de Junho, dia do refugiado!

Por: Rosa Silva Todos olham para os refugiados que ultrapassam o mar para uma vida mais segura na Europa, estou solidária com esta causa, devemos sempre estender a mão e ajudar! Mas, depois olho para alguns dos “amigos” que fiz no “Coração na rua” e penso, porque é que ninguém olha para estes refugiados? Porque não lhes oferecem uma casa,…

Fome ao que tu me obrigas … 

Fome ao que tu me obrigas … Estávamos no término de mais uma saída, nós voluntários já estávamos a limpar os vestígios deixados debaixo da cobertura do prédio, que serve de sala de jantar ao sábado à noite. Entre sorrisos e conversa pelo meio, eis que, aconteceu o caso que presenciei que mais me chocou até o dia de hoje. Um jovem…

Dum passeio surge uma voz…

Por: Agostinho Sousa Dum passeioSurge uma vozQue olha com receio para nósestende-nos a mãoQue aperta o egoísmodo nosso coraçãoFalta-nos a coragempara poder pararOuvi-la….A nossa moedapoder senti-laEsmoreceu o seu apeloPor entre o eco dos nossos passosApressados demais para entende-loe humanos por serem escassos

Acreditaram e foram….

Acreditaram e foram…. Por: Elizabeth Menezes31 de Outubro de 2016 Passavam por dificuldades como tantos outros casais L&E com o seu pequeno F….Iam ao ponto da câmara e, com o apoio dos voluntários, a oportunidade surgiu: um trabalho em França na apanha da fruta e …… acreditaram no recomeço….partiram 🙂 Mantivemos sempre o contacto, viviam num escritório onde não podiam…

Em 2016 o Sérgio Ferreira escrevia…

SER Coração na Rua Por Sérgio Ferreira25 de Outubro de 2016 Ser Coração na Rua não depende de mim….Ser Coração na Rua é um modo de vida diferente de tudo o que vivenciei…Toda e qualquer ação e opção que tomei até hoje, encaminharam-me até este momento….. Não consigo ( nem quero ) desligar….não se encontra o descanso quando se chega…

Testemunho de quem esteve connosco

Como habitualmente, os voluntários da Associação Coração na rua reúnem-se quinzenalmente no pátio exterior, da igreja do Marquês, munidos de refeições, água, fruta, café e bolos que foram gentilmente oferecidos por entidades, por particulares e confecionados por elementos ou familiares da Associação. Todas estas ofertas são distribuídas por algumas pessoas do Porto que vivem em condições de sem-abrigo. Uns por…

Coração Apadrinha

Fim de manhã com o Coração Apadrinha. Esteve apadrinhado durante algum tempo . A avó falou-nos abertamente da sua condição e mudança prevista : ” é hora que ajudarem outra criança porque felizmente a nossa vida mudou” . O pequeno reguila que durante tempos só agradecia pelo que levamos a pedido da madrinha, fazia anos . Quem por algum motivo…

Nem que fosse por um

Amanhã o Coração na Rua atinge um novo marco , 10 anos de voluntariado pelas ruas do Porto e não só. Às vezes entre nós comentamos: “nem que fosse por uma pessoa”, mas como podem ver não é nem nunca foi só um coração que nos espera. Temos a consciência que no futuro podemos repetir o nosso lema mas que…

Ontem foi o dia, aquele dia!

Ontem foi o dia, aquele dia!! Quando achamos que já vivemos muitas experiências difíceis, há sempre muito mais do que possamos imaginar. Não sei o que me esperava, apenas não neguei o que me foi solicitado, apenas fui e vivi momento a momento, sem nunca imaginar que seria tão marcante para mim. Eram 18.30h quando lá chegámos e já a…

Mais um início

Na saída do passado sábado do ponto da praça da República, um utente pediu- nos ajuda. Tratava- se de um jovem colombiano que tinha chegado ao Porto à 3 dias vindo de Madrid. Tendo pouco dinheiro disponível encontrava- se a dormir na rua. Já tinha procurado ajuda na segurança social mas, não obteve resposta. Contactamos a linha 144, tendo havido…

Uma moedinha?

Assim passa os dias à espera que as horas passem .“Uma moedinha” mas ninguém o ouve . Entre tantos que passam e é invisível a todos . Estivemos mais de 1h a observar este Sr sentado num muro à entrada de um shopping e nem uma pergunta . A frase ia-se repetindo mas ninguém parou para pelo menos saber para…

Uma Paula entre tantas outras

A “Paula” tem muitas cicatrizes …infelizmente tem . Uma infância infeliz em que foi sujeita a quase tudo . Um bater da porta quando era nova demais mas quem a pode condenar por se livrar de tantos tormentos , de tantos…. Começou por ficar na rua mas procurou ajuda. Passou alguns tempos num quarto de pensão e mais tarde constituiu…

Há locais …

Há locais que por muito que nos custe todos deveríamos “conhecer”.Sonhos inacabados, sonhos desenhados no ar, histórias de vida que ninguém sabe como começaram ou acabaram, outros sonhos desfeitos …e sabe-se lá porque!Uns são arvores e os seus braços são ramos, cada cabelo encontrado no chão são folhas que caíram , outros são rouxinóis dentro de uma gaiola onde querem…

Recomeço ❤

Para quem acompanhou e ajudou no apelo para um recomeço de uma família apoiada pelo #CoracaoApadrinha ….boa notícia!!!Após a entrega dos azulejos, tintas e esquentador, finalmente a chave da casa nova.Obrigado de coração a todos!

Gostávamos de ajudar mais e mais

Como gostaríamos que poder dar a conhecer alguns casos que acompanhamos.Embora lutando com algumas dificuldades, não deixamos de cumprir o que foi prometido.Este caso já é do conhecimento de alguns.” É a unica visita que recebo.Quando entramos estava caída na cama . Ajudamos a deitar-se como devia e aproveitamos para dar aquele abraço.“É Sempre a mesma ” enquanto se ria…

Normas de Conduta

Normas de Conduta VoluntariadoDe acordo com a Legislação Portuguesa, o voluntariado é entendido como um “conjunto deações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, noâmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço de indivíduos, dasfamílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas”(nº1 do Artigo nº2 da Lei nº71/98…

Coração Acarinha

Ontem assim se começamos mais uma ronda. Obrigado de coração a todos pela onda de Solidariedade gerada espontaneamente e que abraçou a nossa ” sénior” tão marcada por uma vida dura e rude.Hoje entregamos a primeira parte da vossa ajuda . Iremos gerindo as necessidades, as dores nas pernas, os pés frios, o inchaço dos joelhos e as mãos que…

Feedback de Padrinhos :)

E quando se recebe um feedback destes de uns padrinhos? wow, finalmente o L….. está em boas mãos, a felicidade que se lê é também sentida por nós! “Hoje foi a terceira visita a casa do L. É uma alegria ver a cara de felicidade com que nos recebe. Depois de nos dar um abraço apertado, abre a caixa dos…

Coração Acarinha na Páscoa

Como combinado , iniciamos a ronda da Pascoa em casa da nossa amiga idosa e acamada. O ritual para entrarmos manteve-se como se mantem o que nos move.Na rua as conversas eram diferentes e ajuda um pouco diferente, hoje as fraldas fazem parte da nossa ajuda e as conversas são sobre o seu estado de saúde. Pediu-nos para limparmos a…

Estamos à porta

O corpo já não permite que se desloque seja para onde for.Os laços criados noutros tempos não podiam ser quebrados.Diz-nos que fazemos parte da sua família.A saca que levamos ficou no cadeirão e as palavras foram o “prato principal ” .Durante o tempo que dispomos parece que se faz uma retrospetiva de duas semanas.A conversa não passa pelas notícias mas…

Com a Mundo a Sorrir

A Mundo a Sorrir esteve hoje no ponto de Julio Dinis com a Coração na Rua. Foram feitos rastreios para posterior tratamento, sem custos para os abrangidos, ao abrigo do projeto Prevenir Capacitar e Incluir da Mundo a Sorrir. Simultaneamente foi feita sensibilização para a higiene oral e dustribuidas escovas e pastas dentifricas. Obrigada á equipa presente da Mundo a…

Pontos para entrega de bens

Pontos para entrega de bens alimentares e de higienePORTO-AMIGOS DA FRUTA – RUA COSTA CABRAL Nº2006– SALÃO MAGUY – RUA CHAVES DE OLIVEIRA Nº 43– SNACK BAR DA CIRCUNVALAÇÃO – ESTRADA EXT. CIRCUNVALAÇÃON°11924– ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS – RUA ALEXANDRE HERCULANO N° 360– LAVANDARIA DA FOZ SELF-SERVICE – RUA ANDRÉ DE RESENDE N°18 VILA NOVA DE GAIAMINIMERCADO ANA &MARIA – TRAV….

Pontos para entrega de bens alimentares e de higienePORTO-AMIGOS DA FRUTA – RUA COSTA CABRAL Nº2006– SALÃO MAGUY – RUA CHAVES DE OLIVEIRA Nº 43– SNACK BAR DA CIRCUNVALAÇÃO – ESTRADA EXT. CIRCUNVALAÇÃON°11924– ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS – RUA ALEXANDRE HERCULANO N° 360– LAVANDARIA DA FOZ SELF-SERVICE – RUA ANDRÉ DE RESENDE N°18 VILA NOVA DE GAIAMINIMERCADO ANA &MARIA – TRAV….