Relatório de Atividades de 2022
Relatório de Atividades
2022
17 de Março de 2023
Associação de Solidariedade Coração na Rua
Introdução
O Ano de 2022 foi de afirmação e consolidação da Associação.
Durante o período pandémico foi notória a falta de algumas respostas e analisadas situações de carater urgente que necessitavam de intervenção, assim sendo as nossas rondas passaram a ser semanais” desafiando “a nossa estrutura composta só por voluntários.
Desde já queremos agradecer: a todos os voluntários que nunca cruzaram os braços; aos patrocinadores que continuaram a ajudar-nos; e a todos os anónimos que com os seus donativos nos permitiram dar respostas a casos urgentes e sem outros apoios.
Ao longo de 10 anos de voluntariado fomos ocupando o nosso espaço e mais importante: sabemos que mesmo que por pouco tempo “marcamos” quem nas ruas nos procura.
A todos quer seja presencialmente ou não, o nosso sincero agradecimento por abraçarem esta causa.
Como referido anteriormente avaliamos várias situações e 2 novos projetos foram criados e que se juntaram a um já existente:
Coração Apadrinha, Coração Acarinha e Quebrar o Silêncio.
Cada projeto com o seu foco, estruturado, mantendo a privacidade de cada utente abrangido.
Rondas:
Várias equipas com pontos fixos de distribuição distribuídas pela cidade do Porto, mantendo as caminhadas por locais não visitados ou com pouca assistência. Essas caminhadas permitem chegar a quem já não se desloca a nenhum local para se alimentarem e receberem a visita dos voluntários que dessa forma podem sinalizar casos de urgência social.
Quer a alteração das rondas como as nossas caminhadas foram dadas a conhecer ao CLASP e ao Eixo 6.
Foi notória a crescente procura de refeições bem como de Kits de higiene distribuídos uma vez por mês. Salientamos que no último trimestre houve um acréscimo de imigrantes que nos procuravam para comer e para obter informações sobre o que fazer e onde se dirigirem para regularizarem a chegada à cidade.
Em resumo podemos adiantar os seguintes números que ilustram bem o quanto foi um ano desafiante e as respostas dadas:
Distribuição em pontos fixos – 810 refeições completas por mês
Distribuição em caminhada – 110 refeições completas por mês
Kits do dia seguinte – 920
Kits de higiene – 525
TOTAIS ANUAIS:
Refeições completas: 11040
Kits do dia seguinte: 11040
Kits de Higiene: 6300
Aos totais apresentados acresce toda uma logística desde os descartáveis, produtos desinfetantes, sacas, luvas, mascaras cirúrgicas usadas pelos voluntários e distribuídas a cada utente e restante material de segurança, limpeza e de higiene.
Os projetos mencionados anteriormente tiveram um impacto social a nosso ver muito positivo quer para várias famílias em situação de vulnerabilidade extrema, quer no combate à solidão forçada de alguns utentes que por diversas situações não se conseguem deslocar e ter apoio alimentar e na inserção social.
Coração Apadrinha
Atentos às filas que nos esperavam, reparamos que algumas crianças também marcavam vez. Geralmente acompanhadas por familiares vinham comer à rua ou levavam a refeição para casa.
Este projeto já tinha existido em 2012 e voltamos a ativá-lo porque somos apologistas que a rua não é lugar para uma criança estar, nem a sua presença traz algum benefício para o seu desenvolvimento.
Os pais que aceitaram este “apadrinhamento “tiveram conhecimento que se a criança fosse apadrinhada não poderia voltar às filas, pelo menos nas nossas rondas.
No início do ano tivemos 23 crianças abrangidas pelo Coração Apadrinha e terminamos o ano com 12 crianças apadrinhadas por anónimos que mensalmente fazem chegar um cabaz de bens alimentares e de higiene até à criança que apadrinharam.
Em 2022 foram entregues mais de 282 cabazes. Estamos a falar de cabazes que rondam entre os 50 a 100€.
Em épocas festivas os cabazes também foram reforçados por um grupo de amigos que não ficou indiferente a este projeto e que além de alimentos brindaram as crianças com várias e diversificadas ofertas.
Coração Acarinha
Olhando para além de …fomos sentindo falta de algumas caras habituais e características.
A preocupação levou-nos a procurar a razão das ausências e às vezes os motivos não eram os melhores nem os esperados. Depois de analisados esses casos, surgiu o Coração Acarinha e invertemos as posições. Se não podem vir ter connosco, vamos nós ter com eles!
Mais uma vez através das redes sociais foi lançado o apelo e para nosso contentamento , terminamos o ano com 12 “amigos” apoiados quer a nível alimentar, higiénico ou outras necessidades que lhes permitem ter mais aconchego.
Neste projeto a simples visita do voluntário parece levar alegria a quem está só e muitas vezes doente.
12 amigos e 10 Corações que nos perguntavam : “ O que está a faltar?”
Ajudas mensais que levamos para contentamento de quem não tem mais ninguém nem como ser independente muitas vezes para as coisas mais básicas.
“Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.”
O terceiro projeto visou Quebrar o silêncio que a comunidade surdatem dificuldade em ultrapassar.
Começamos com 1 utente e terminamos o ano de 2022 com 3.
Intrepretar um simples questionário, preencher um documento , saber o que precisa fazer para resolver este ou aquele problema , para nós parece ser uma tarefa ultrapassada , mas para pessoas surdas ou com defice auditivo são autenticas barreiras.
Em Setembro de 2022 integramos a P+E ( Plataforma+Emprego) PLATAFORMA+EMPREGO :: (plataformamaisemprego.pt) fazendo o acompanhamento mensal das pessoas em situação de
sem abrigo que é integrado no mercado de trabalho .
Parcerias:
– Para nosso contentamento mantivemos a parceria com duas óticas: Ergovisão e Óculos para Todos.
Graças a esta parceria foram atendidos 24 utentes que tiveram direito a consultas e a óculos a custo zero. Pensamos que a qualidade de vida desses utentes melhorou muitíssimo e muitos conseguiram integrar o mercado de trabalho ou manter o seu emprego;
– Mundo a Sorrir
Estiveram connosco no terreno fazendo rastreios e foram sinalizadas algumas pessoas em situação de sem abrigo. Foram realizadas consultas de estomatologia e atribuídas próteses dentárias a 4 utentes que nunca abandonaram o processo;
– Mantivemos o corte solidário de cabelo na Porta Solidária e Hospital Joaquim Urbano “trabalhando” a mudança e a auto- estima;
– Colaboramos na abertura das Jornadas da Juventude quando o símbolo chegou à cidade e onde foi celebrada uma missa para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Foram servidas mais de 100 refeições a quem saia da cerimónia religiosa;
– Vários voluntários participaram na meia-maratona do Porto transportando o nosso amigo cadeirante proporcionando uma experiência nova e “trabalhando” a inclusão social;
Durante todo o ano de 2022 contamos unicamente com donativos quer monetários quer em géneros e só assim é que conseguimos manter o nosso voluntariado e dar as respostas expostas.
Os resultados líquidos apurados positivos ascenderam a 69,57 (Sessenta e nove euros e cinquenta e sete cêntimos) transferidos para o Fundo Social .
A todos o nosso obrigado!
Porto, 17 de Marco de 2023