Novidades
Fora da Caixa – Coração Apadrinha

Fora da Caixa – Coração Apadrinha

2 de julho de 2014
Porque alguma “curiosidade” e dúvidas estão ser colocadas, aqui fica em que consiste o Coração Apadrinha. Caso queira abraçar esta iniciativa pedimos o especial favor de nos contactarem por mensagem privada.
Gratos!
Coração Apadrinha
1 – As crianças “alvo” do projeto são crianças que venham à rua comer nos nossos pontos!
2 – Assim que se der inicio ao apadrinhamento de uma criança, a equipa que visita a família terá que estar alerta para eventuais situações que possam surgir e verificar se tudo decorre dentro da normalidade.
3 – As famílias que negligenciem as crianças e os seus problemas inerentes (Ex. Doenças, Higiene, Rendimento escolar, Socialização…), serão penalizadas após uma avaliação da situação pelas administradoras e responsáveis do apadrinhamento.
4 – Os padrinhos, não têm qualquer obrigatoriedade mínima, nem têm que respeitar qualquer lista, mas deverá imperar o bom senso, de forma a que sejam colmatados os pedidos das crianças (desde que os mesmos sejam razoáveis)!
5 – Não são permitidas qualquer tipo de exigências por parte das famílias aos padrinhos.
6 – Aos padrinhos e às famílias, reserva-se o direito de quererem ou não dar-se a conhecer. – Contudo, caso pretendam interagir, deverá sempre numa fase inicial haver uma primeira abordagem/preparação pela equipa, de forma a que não hajam posteriores constrangimentos.
7 – Todos os dados inerentes de qualquer criança apadrinhada assim como respetivas fotos e imagens, deverão ser preservadas, de forma a que somente alguns elementos da equipa do apadrinhamento possam ter acesso a eles. No entanto, e caso haja necessidade de partilha dos mesmos, terá sempre que haver em primeiro lugar um pedido de autorização para o mesmo.
8 – O contacto entre padrinhos / afilhados e vice versa, deverá ter como canal preferencial a equipa, e a mesma deverá também preservar a identidade dos padrinhos / madrinhas, de forma a que os mesmos não fiquem exposto a elementos externos à equipa do apadrinhamento, assim como a alguns elementos das famílias.
9 – Toda e qualquer criança apadrinhada, que volte a recorrer às ruas, verá o seu apadrinhamento cancelado.
10 – O grupo, reserva-se o direito de a qualquer momento que ache que a família esteja a aproveitar-se da situação, de retirar o apadrinhamento à(s) respetiva(s) crianças(s), informando a família dos motivos.
O projeto em si, não se trata de uma situação estanque, e poderá ser moldável a qualquer situação pontual e excecional, a partir do momento que haja o conhecimento por parte das administradoras e responsáveis pelo apadrinhamento, mas sempre com o primordial interesse do bem-estar das crianças.


Em 2021 tivemos que ir “buscar” novamente este projeto .
Inicialmente apadrinhadas 32 crianças e atualmente temos 10.
Continuamos a NÃO querer CRIANÇAS na RUA!
Se alguma criança saiu do apadrinhamento por opção ou “infração” dos pais não é da nossa responsabilidade mas

deixa-nos tristes sabermos que há pais que preferem ou afirmarem que ” ela vem porque gosta de ver as filas”….lamentamos.
A rua neste contexto não é uma boa referência para nenhuma criança.

Deixe um comentário